sexta-feira, 16 de maio de 2008

E eu dizia...

Que eu fiz meu batismo no mar. Sou oficialmente um open water licenciado pra mergulhar até 20 metros de profundidade em qualquer lugar que tenha água!
Sobre o mergulho? Foi bacana. Choveu no dia, a água estava gelada (14 graus centígrados! Quase congelei...), a vegetação marinha atrapalhou, a fauna marinha era pouca (exceto, talvez, se se considerar as água-vivas), mas ainda assim, foi duca!
A sensação de respirar embaixo d'água é única. É coisa fora de série olhar pra cima e ver um "bando" de peixes e um mundarel de água sem fim.
Mas não é perigoso? Não rola aquele lance de nitrogênio no sangue, no corpo? Sim, sim. Mas como dizia o poeta, vale a pena! Deus ao mar o perigo e o abismo deu, mas nele é que espelhou o céu...

E eu terminei Anansi Boys. Não é o melhor do Gaiman. Pelo contrário, achei que faltou algo em alguns personagens, que algumas tramas paralelas foram esquecidas, e que o final foi amarrado na força. Mas ainda assim, é um bom livro, nem que seja só pelo estilo do Neil Gaiman.

Na seqüência, comecei A Catedral do Mar, romance de estréia do espanhol Ildefonso Falcones de Sierra. É um bom livro, retrata muito bem o final da Idade Média, percebe-se que o autor se esforçou bastante e que fez uma extensa pesquisa para escrever o livro. Mas pegar este livro saindo de um Neil Gaiman é um contraste grande. Falta "paixão" nos personagens, a trama dá pulos temporais gigantescos, pouca coisa é explicada, e tudo segue um ritmo, até agora, excessivamente cadenciado (tal qual uma melodia medieval, de poucos acordes, notas previsíveis, escala limitada e tocada em compassos milimetricamente marcados).
Há passagens desnecessárias, como certas falas de personagens arrolando todas as leis da vassalagem (coisa de advogado - e eu me permito criticar por ser um), ou pior, explicando-as.
Mas ainda assim é um bom livro. Talvez careça um pouco de estilo, mas é interessante ver como a Idade Média é fielmente retratada no livro.
Tivesse eu lido esse livro na minha época de escola, talvez não tivesse ficado de recuperação em História quando aprendi a Idade Média (e, o incrível, é que eu tinha interesse na matéria)...

E respondendo a alguns que me escreveram, a Old Speckled Hen (e nao "Od", como eu escrevi) é uma ale inglesa muito boa que eu sempre tomo no Elephant's Nest (sim, batizado por causa do livro), um pub de estilo britânico que fica em Fushimi, Nagoya, e que é um dos poucos lugares por aqui em que se pode desfrutar de uma cerveja de boa qualidade. Destaque para os seus chopps (a Old Speckled Hen é um deles) e para o fish and chips.

Cheers!

Nenhum comentário: