segunda-feira, 21 de junho de 2010

Solstício de Inverno (ou The Times, They Are a Changin')

Um bocado de tempo sem postar nada por aqui, hu? Ando um pouco sem motivação pra escrever (ia falar "sem inspiração", mas isso soa meio gay), meio sem assunto, e por isso abandonei um pouco o journal.

Mas acontece que hoje, 21 de junho de 2010, é solstício de inverno, ou é, pelo menos, pra quem mora no hemisfério sul do planeta. E se isso não vale um texto novo, pelo menos vale a tentativa de voltar a escrever...

Teoricamente, o solstício de inverno dura apenas um breve momento (que foi por volta das 8:30 da manhã aqui no Brasil), mas o que ele significa é muito mais amplo que isso: o solstício de inverno é o momento em que o Sol se afasta o mais longe possível da Terra, começando a se aproximar novamente logo em seguida.


Acendi uma fogueirinha por aqui, em homenagem à data (o fato de eu ser piromaníaco é apenas um detalhe). Foi algo simbólico, pequenininha, só uns gravetos e um foguinho para manter a tradição.


(pena que eu só pensei em tirar a foto depois de contemplar a queima da fogueira, então peguei só o finzinho)

A fogueira representa a transformação, a mudança. O fogo chama o calor do Sol de volta e transforma aquilo que você "põe" na fogueira. Sentimentos, emoções, conquistas, coisas que se passaram. Ou coisas materiais para quem for mais piromaníaco que eu (olha só, até me ocorreu agora que é possível fazer um paralelo com a queima dos bonecos de Dharma, ou "daruma", do budismo japonês), ainda que eu acredite se tratar de um trabalho muito mais interno e pessoal que simplesmente material. É um bom momento para fazer um retrospecto do que se passou e pedir para que coisas melhores voltem com o recomeço do ciclo que virá após o inverno.

Houveram algumas incorporações dessas tradições pagãs pela Igreja Católica, até como forma de expandir seu domínio pelos povos não católicos. Afinal, fogueiras de festas juninas não são acesas apenas para neguinho queimar a bunda em dia de Santo Antônio... No hemisfério norte, temos o Natal, e como eu disse antes, é até possível fazer um comparativo com a queima dos darumas no budismo japonês (ok, mas eu não quero fugir do assunto, então, se você tiver curiosidade sobre isso, leia aqui).

Verdade que o solstício marca, para a astrologia, o começo do inverno, mas vale lembrar que em algumas culturas, as festividades dessa data duravam alguns dias (como o Yule viking). Mas as próprias estações do ano também possuem seus significados. O inverno é o fim do ciclo, que se reiniciará com a primavera.

Então, é isso. Feliz solstício de inverno para vocês.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oswaldo, é o Serginho.

kra legal. esses dias eu tava lendo sobre cultura viking etc, do acho q guitarrista ou vocalista do burzum (muito pesooo arrrghhhh!!! hehehehe) bem legal.

o cassius me avisou de uma amiga dele que vai ter sabath de litha, acho que eh asism que se escreve. Como ele me convidou to te avisando e pergunto pra ele perguntar pra ela se pode levar mais de uma pessoa pra conhecer.

abç.